Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

Capítulo 3
O Deus - Pai

Qual era a concepção que o o povo de Israel tinha de Deus no Antigo Testamento?

O Antigo Testamento mostra que o povo de Israel tinha a concepção de Deus como Senhor. são raras as ocasiões em que os autores sagrados davam referência a Deus como Pai.
É o caso de Davi (Salmos 68.5), Isaías (Isaías 9.6; 63.13; 64.8).
A forma temente dos judeus se referirem a Deus como Senhor Deus, chamando-O de Deus de Abrraão, Deus de Isaque e Deus de Isarael mostra, claramente, que o relacionamento deles com Deus era distante, tendo em vista a falta de Alguém que estreitasse esse relacionamento.
Entretanto, quando nós cristãos, nos dirigimos a Deus em Nome do Senhor Jesus e usando como referência o Deus de Abraão, Deus de Isaque  e Deus de Isarael cremos que o mesmo Deus que foi fiel àqueles homens, também será para nós. Issa é fé viva, num Deus vivo!
Não há nenhuma referência bíblica em que um judeu tenha se dirigido a Deus, chamando-O de Pai, inclusive, o próprio Senhor Jesus foi condenado pelo sumo sacerdote judeu, juntamente, com os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas, porque confessou ser o Filho de Deus (Marcos 14.53-64).

Qual era a concepção que os primeiros cristãos tinham de Deus?

Os cristãos primitivos receberam do próprio Filho de Deus a revelação de que Deus é Pai. O Senhor Jesus instituiu a doutrina da paternidade de Deus conforme (Mateus 6.5-18).
Ele é como "a imagem do Deus invisivel" (colossenses 1.15), revelou ao mundo a imagem de Deus como Pai santo, amoroso e misericordioso.  No ensinamento aos discípulos em como orar, o Senhor Jesus disse:
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus..."

Como Deus Se revela na Bíblia?

Deus se revela na Bíblia das seguintes maneiras:

1. Ele Se revela como Um Ser infinito, eterno, auto-existente e como a Causa Primária de tudo o que existe. Nunca houve um momento no qual Ele não existisse (Salmos 90.2).
Ele existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra, está acima dela e independe dela. (Colossenses 1.16; 1Timóteo 6.16);

2. Ele se revela como Um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado. Após terminar a obra da criação, Deus contemplou tudo o que fizera e observou que era "muito bom" (Gênesis 1.31). Posto que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não tinham pecado. O pecado entrou na existência humana, a partir do momento em que Adão e Eva desobedeceram a Palavra de Deus.

Como Deus criou os céus e a terra?

Deus criou os céus e a terra usando exclusivamente, o poder da Sua Palavra (Salmos 33.9; 148.5; Isaías 48.13; Romanos 4.17; Hebreus 11.3).

Qual o propósito de Deus na criação dos Céus e a terra?

Deus criou os céus e a terra como manifestação da Sua glória, majestade e poder (Salmos 19.1), e para receber a glória e a honra que Lhe são devidas. Todos os elementos d natureza: o sol, a lua , as estrelas, as árvores, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e montanhas, todos os animais e as aves, tudo rende louvores a Deus, pois reconhecem a grandeza de Sua soberania e criação (Salmos 98.7-8; 148.1-10; Isaías 55.12). Além disso, Deus criou a terra para prover um lugar onde o Seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos.

Qual o propósito de Deus na criação do ser humano?

Para se ter uma idéia do propósito da criação de Deus, basta analisar o desejo do casal de ter filhos. Mesmo desconhecendo o futuro deles, ainda assim, o ser humano deseja e quer filhos. Porque? Ora, a resposta disso faz-nos compreender melhor o propósito de Deus na criação do ser humano.
Cremos que Ele criou o ser humano para ter comunhão pessoal com Ele de forma infinitamente e inimaginavelmente melhor do que nós temos com os nossos filhos, e isso por toda a eternidade!
Deus projetou o ser humano como um ser triuno, ou seja, que tem corpo, alma e espírito, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adorá-Lo e servi-Lo com fé, lealdade e gratidão.

Com que nome Deus Se identificou pela primeira vez com o homem?

A primeira vez que eus revelou o Seu nome para o ser humano foi no Monte Sinai, quando, em meio à sarça ardente, Ele se manifestou para Moisés. Naquela oportunidade, Moisés perguntou a Deus:

..."Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disses: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moi´ses: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós outros."

De fato, "Eu Sou o que Sou" não é exatamente um nome, mais sim, uma expressão que expressa ação. Em outras palavras, Deus estava dizendo a Moíses: Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo.
A expressão "Eu sou o que Sou" no original habraico é YHWH; é impronunciavel pelo fato de não haver vogal. Por essa razão, os autores sagrados acrescentaram as vogais "a" e "e", tranformando o nome YHWH em YAHWEH. Mas por volta do século XII, um monge católico transformou Yahweh em Jeová.
Entretanto, o nome Jeová é totalmente antibiblico, pois foge do sentido da raiz da palavra no origunal hebraico. As melhores versões da Bíblia desconhecem totalmente, o nome Jeová, pois ele têm sido Testemunhas de Jeová! De fato, o nome de Deus nunca foi revelado antes da vinda do Senhor Jesus. Para o povo de Israel, Deus era considerado apenas como Senhor que realizava tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário